You are on:
Um novo estudo, realizado no Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Oswaldo Cruz, aponta caminhos otimistas para o tratamento da diabetes. De acordo com a pesquisa, publicada na revista científica The Lancet, a cirurgia metabólica apresenta melhores resultados na perda de peso, controle glicêmico e qualidade de vida se comparado aos melhores e mais eficazes medicamentos disponíveis. A análise comparou os resultados após cinco anos de acompanhamento.
O foco do estudo foi o controle da doença renal crônica causada pelo Diabetes Tipo 2. Os resultados foram altamente eficazes e semelhantes nos dois grupos que participaram do estudo. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Dr. Fábio Viegas, o resultado do estudo vai na mesma direção de outras pesquisas que têm apontado a cirurgia bariátrica e metabólica como uma potente ferramenta para controle do diabetes e da obesidade, bem como das comorbidades associadas.
Uma boa maneira de celebrar o Dia Mundial do Câncer é mostrar que é possível vencer a doença, mesmo que ela se manifeste de duas formas diferentes ao mesmo tempo. Foi o que aconteceu com Simone Barbosa, que lutou contra dois tumores sincrônicos. Eles surgem no mesmo momento, mas sem relação um com o outro. Foram dois baques: primeiro a descoberta de um tumor na mama e, em seguida, outro no pulmão, conta Simone.
Ela explica que acabou atrasando os exames de rotina o que evita ao máximo fazer por conta da pandemia de Covid-19. Em 2021, quando fez uma mamografia, descobriu um caroço no seio do tamanho de um feijão. Uma biópsia mostrou que o tumor era maligno. Então, seu médico pediu um exame do tórax e do abdômen. O exame não é usual em casos de câncer de mama, mas pode indicar alguma alteração na região. Foi quando encontraram uma mancha de 5 centímetros em seu pulmão. Foi aquele susto horroroso, abala qualquer um. Não é fácil você de repente se ver com dois tumores no corpo, desabafa.
Todos os meses do ano têm uma cor para chamar de sua. Isso porque intenção é promover a conscientização da população sobre doenças que afetam a saúde público. No caso da campanha Fevereiro Roxo e Laranja, quatro doenças entram em foco: lúpus, alzheimer, fibromialgia e leucemia. Aliás, todas essas são condições graves que merecem a devida atenção.
A cor roxa conscientiza sobre Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia. Já a cor laranja alerta sobre a Leucemia. O Ministério da Saúde destaca que essas são condições que a população não tem muito conhecimento sobre os sintomas e consequências no cotidiano do indivíduo, pois algumas delas não possuem cura e sim um tratamento qualificado e prolongado.
Por Nilton Brandão da Silva
Professor Adjunto de Clinica Médica da Universidade Federal das Ciências da Saúde de Porto Alegre, Membro Titular da Academia RioGrandense de Medicina, Graduação em Medicina Faculdade de Medicina UFRGS 1972, Residência em Medicina Interna - Faculdade de Medicina UFRGS 1974, Especialista e Medicina Intensiva AMIB 1984, e pela Federação Pan-Americana e Ibérica de Medicina Intensiva 1986, foi Superintendente Médico do HOSPITAL MOINHOS DE VENTO de 2008 a 2013.
Com o objetivo de oferecer à população informações para a prática de uma alimentação saudável, prazerosa e comprometida com a saúde do planeta, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo realiza no mês de fevereiro uma série de atividades gratuitas onde assuntos atualizados sobre alimentação, nutrição, sustentabilidade e geração de renda através da produção de alimentos saudáveis serão abordados de forma dinâmica com práticas culinárias, vivências na horta e degustações de receitas saudáveis.
Realizadas pela equipe de segurança alimentar e nutricional da SMDET, as oficinas acontecerão nos Cresans – Centros de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional, localizados nas unidades Vila Maria e Butantã, Os temas são variados, abordando desde receitas com alimentos da safra, aproveitamento integral dos alimentos, alternativas para a redução do consumo de carnes, técnicas culinárias de preparo, reflexão sobre sistemas sustentáveis de produção de alimentos e, até comidas saudáveis para vender no pote. O conteúdo será ministrado por nutricionistas, chef´s de cozinha e engenheiros agrônomos da equipe da agricultura , que conduzirão de forma especial esta experiência e construção coletiva do saber em prol de uma alimentação saudável e sustentável.
O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, mostrou-se preocupado com a condição física de Evanilson, que voltou recentemente de lesão e que esta quarta-feira, lançado na segunda parte, aos 66, acabou a partida com queixas. «Penso que voltou a sofrer um problema muscular, ainda não sabemos a gravidade, vamos avaliar», disse o treinador na flash-interview da Sport TV.
Já na sala de imprensa, anunciou mais uma baixa na equipa, quando questionado sobre o porquê de Fábio Cardoso nem sequer ter ido para o banco. «O Fábio teve um problema muscular no treino de ontem, avaliámos hoje e não dava sequer para ir para o banco, ficou de fora», explicou.
La Serie del Caribe sigue su curso en esta emocionante séptima y última jornada de la fase clasificatoria del torneo internacional de béisbol. Venezuela buscará sellar su pase a los playoffs ante Colombia, que también es uno de los primeros puestos en la tabla y favoritos del evento. Por su parte, México es el primer clasificados a la fase final y solo esperará al cuarto clasificado para verse las caras. Panamá y Cuba disputarán su último juego en el certamen a pesar de que ambas escuadras están eliminadas. Sigue AQUÍ todos los resultados de los juegos de HOY, 8 de febrero.
Serie del Caribe 2023 EN VIVO: sigue el minuto a minuto de los juegos de hoy, 8 de febrero
Acuña batea, pero no llega a primera base
Mal golpe a la pelota para el colombiano, que corre aunque no tenga opciones reales de continuar en el tercer episodio.
Por otro lado, uno de los máximos referentes del conjunto ‘verdolaga’, Dorlan Pabón se refirió al partido ante Deportivo Pereira y señaló que es “una bonita oportunidad para hacer historia”.
Las finales no se juegan, se ganan. El que menos se equivoque la ganará, vamos a enfrentarlos y buscar el título, sentenció el futbolista de 35 años.